.

.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

13 Personagens de Anime Canhotos

Para quem não sabe (todo mundo), dia 13 de agosto é o dia do canhoto: esse ser não destro que teima em não se adequar ao mundo direito, e que tem sua mão esquerda como membro dominante.

Antigamente tachados de estranhos, demoníacos e desastrados pelas culturas e religiões de todo mundo, os mais ou menos 10% de canhotos da população mundial atual ganharam seu inútil dia comemorativo, e também ganharam as páginas dos mangás e as telas das TVs por meio dos animes.

Aproveitando a data, fiz uma lista com (mais de) 13 personagens de anime canhotos.


13 - Edward Elric (Fullmetal Alchemist)

O primeiro personagem da lista é de certa forma uma exceção, por não ser canhoto de nascimento, mas por necessidade.

Após perder o braço direito na transmutação humana na tentativa de ressuscitar a mãe, Edward teve de aprender a escrever com a mão esquerda e bom, a ser um canhoto.

Após o implante, embora Edward use seu braço direito mecânico como arma, a mão esquerda é usada para tarefas mais delicadas, como escrever.


12 - Alba (Senyuu.)

Não sei se a escolha foi proposital, mas o autor Robinson Haruhara decidiu fazer o atrapalhado e azarado "herói" Alba um canhoto.

Muitos de vocês talvez não conheçam esse mangá/anime chamado Senyuu: trata-se de uma comédia-paródia que tira sarro dos clichês dos jogos e animes de rpg, inclusive subvertendo alguns desses clichês. E não tem nada de mais "subversivo" do que um herói incompetente e que não exerce praticamente nenhum protagonismo na trama.

Para quem não conhece, vale a pena ver.

11 - Mio Akiyama (K-On!)

Primeiramente, devo dizer que nunca vi K-On ou li seu mangá ... mas eu não podia deixar essa personagem de fora da lista, não só por ser canhota, mas por outro motivo:

Líder de uma "girl band", Mio Akiyama canta e toca um baixo para canhotos ... Se você manja dos rock, deve imaginar qual a inspiração para uma vocalista/baixista canhota ... Isso, mesmo! Paul McCartney.





10 - Kagami Hiiragi (imagem) - além de Tsukasa Hiiragi, Miyuki Takara e Konata Izumi (LuckyStar

Outro anime moe de menininhas bonitinhas fazendo coisas bonitinhas ... e que não vou assistir! =P

Mas Lucky Star não vai ficar de fora dessa lista, simplesmente porque 4 das 5 personagens principais são canhotas! Ah, e a protagonista, Konata Izumi (a menina de cabelo azul) é ambidestra.

9 - Ryoma Echizen (Prince of Tennis)

Pesquisadores já chegaram a conclusão de que esportistas canhotos levam certa vantagem sobre os destros nos esportes individuais. Talvez, por isso, Ryoma Echizen, protagonista de Prince of Tennis, seja um canhoto.

Contudo, apesar de ter a mão esquerda como dominante, Ryoma também joga muito bem com a mão direita, sendo um tenista ambidestro, e usando essa habilidade para confundir o adversário.

Aliás, não só o protagonista, mas Prince of Tennis tem vários outros tenistas canhotos, inclusive até um time formado quase que totalmente por canhotos!

8 - Souma de Leão Menor (Saint Seiya Omega)

Em CDZ clássico é muito difícil descobrir a mão dominante de um personagem, principalmente porque os personagens usam seus punhos direitos ou esquerdos a depender da preferência anatômica de Kurumada ... mas pode-se assumir que todos são destros.

No novo e amado anime Saint Seiya Omega, o novato Souma de Leão Menor não só é o único dos novos cavaleiros de bronze a ter uma personalidade própria (que não seja copiada dos antigos 5 principais de bronze), como também parece ser o primeiro cavaleiro canhoto da história.


Como cheguei a essa conclusão? Vendo Souma atacar várias vezes com seu "LionetBurning Fire", sempre com o punho esquerdo.


7 - Gin (Detective Conan)

Confesso que Detective Conan é mais um dos animes da lista que eu não assisti ... até procurei um dos filmes da série em que o vilão Gin aparecia, mas acabei não encontrando/desisti/não assisti/esqueci.

Enfim, peço perdão pelo vacilo. De qualquer forma, está aqui registrado o único vilão-vilão dessa lista (Sasuke Uchiha também já tive seus momentos de vilão), e um personagem de um dos animes mais clássicos do Japão. Ah, e um atirador canhoto.

6 - Ikki Takeda (History's Strongest Disciple Kenichi)

Ikki Takeda já foi algum dia um promissor boxeador com um potente cruzado de esquerda. No entanto, Ikki entrou em uma briga de rua para salvar um amigo, e acabou tendo seu braço esquerdo quebrado e permanentemente inutilizado.

Depois dali, desiludido, Ikki abandonou o boxe e se tornou um delinquente, lutando com seus adversários apenas com seu braço direito. Após se tornar amigo de Kenichi e conhecer o Dojo Ryozanpaku, Ikki recuperou os movimentos do seu braço esquerdo e voltou aos treinos de boxe.



5 - Ishida Uryuu (Bleach)

Outro raro exemplo de personagem principal canhoto, Ishida segura seu arco com a mão direita e atira flechas com a mão esquerda.

Mesmo quando Ishida usa seu sabre de luz sua espada Seele Schnider, também a manipula com a mão esquerda.

Apesar de ser o primeiro rival de Ichigo e fazer parte do extenso grupo principal, Ishida volta e meia passa longos e longos tempos da história "desaparecido". Mas, a julgar pelo direcionamento atual do mangá (uma bosta) a rivalidade Ishida e Ichigo deve render uma boa luta entre o arqueiro canhoto e o espadachim destro.


4 - Zenkichi Hitoyoshi (Medaka Box)

Se às vezes é difícil identificar um personagem canhoto, uma ficha exibida logo no primeiro episódio de Medaka deixa claro que Zenkichi é "esquerdo".

Curiosamente, se canhotos são minoria e "especiais" na sociedade, Zenkichi é um cara comum no universo de Medaka Box, que divide as pessoas, basicamente, em normais, especiais e anormais.

Apesar de ser muito esforçado e habilidoso lutador de Savate, Zenkichi é apenas um normal em meio a uma escola cheia de pessoas anormais com super-habilidades, inclusive seu interesse romântico e protagonista, Medaka.

É claro que, apesar de ser "normal", Zenkichi, como todo bom personagem de battle shounen, consegue superar suas limitações com esforço e parece passar longe de ser um cara normal (o que, de qualquer forma, é mais um dos clichês shounen satirizados pelo mangá Medaka Box).

3 - Hajime Saito (Rurouni Kenshin, Peacemaker Kurogane, Hakuoki)

Hajime Saito não é apenas um personagem de anime canhoto, mais do que isso, é um personagem histórico canhoto.

Hajime Saito foi um lendário samurai que lutou na última guerra civil japonesa, e que tinha uma distinta técnica de espada canhota. Por ser um personagem histórico do Shinsengumi, ele é retratado (geralmente de formas diferentes) em vários animes e mangás.

A sua aparição mais famosa nos animes é em Rurouni Kenshin/Samurai X, onde ele é apresentado como um rival de Kenshin e faz parte do grupo principal de lutadores.

2 - Sasuke Uchiha (Naruto)

Muito se discutiu nas internets, em círculo de pessoas que não tem nada melhor pra fazer, se Sasuke é destro ou canhoto.

Quando se utiliza de armas como kunais e katanas, Sasuke usa sua mão direita; quando faz jutsus de alto nível e as variantes do Chidori, Sasuke usa sua mão esquerda.

Daí deveria se assumir que Sasuke é ambidestro. Um ninja (ou qualquer lutador) precisa ter ambidestria se quiser dominar várias técnicas, mas (imagino que) todo ambidestro tem sua mão dominante.

Em capítulo recente do mangá, foi revelado que Sasuke tem a mão esquerda como dominante, o que era de se imaginar ao ver o ninja Uchiha usando o Chidori como um canhoto, mesmo que, por lógica, seria mais inteligente usar a mão direita para o jutsu, facilitando atacar diretamente o coração do inimigo (como faz o Kakashi).

Quanto a usar espadas com a mão direita, o kenjutsu é uma técnica desenvolvida e ensinada para destros, sendo que  mesmo canhotos tendem a se tornar destros ao usar a arte da espada. Claro, há as exceções, como Hajime Saito e o  próximo personagem da lista.


1 - Zoro Roronoa (One Piece)

Se você já parou para prestar atenção no mangá ou no anime de One Piece, vários personagens, inclusive figurantes, aparecem como canhotos. Mesmo Luffy pode ser canhoto, já que ele alterna momentos em que usa o punho esquerdo ou o punho direito para seus ataques mais fortes, de forma que fica impossível de se pensar qual é a mão dominante de vários personagens desse anime.

Zoro, no entanto, mesmo que use uma técnica de 3 espadas (!) e, claro, precise de habilidade (quase) equivalente com as duas mãos, tem a mão esquerda como dominante. Como cheguei a essa conclusão?


1 - Zoro guarda suas espadas e bainhas no lado direito da cintura, quando 99,99% dos espadachins guardam suas espadas no lado esquerdo do corpo.

2 - Quando Zoro usa técnicas de uma espada, como sua técnica iaijutsu Shishi's Son Son, ele geralmente faz com a mão esquerda, como na cena abaixo:



Alguns personagens canhotos que ficaram de fora da lista: Allen Walker (D.Gray-Man), Stocking (Panty & Stocking with Garterbelt), Ikkaku Madarame (Bleach), Shizuku (Hunter x Hunter), Superbi (Katekyo Hitman Reborn!)

Faltou alguém na lista? Comente!

Um comentário: